22 de setembro de 2007

Ditado

Nas regiões glaciais as noites são muito longas.
Atravessei o campo do preguiçoso e achei-o coberto de urtiga.
Os primeiros instrumentos de música foram inventados por Jubal, filho de Caim.
O Imperador Tito julgava perdido o dia em que não beneficiava pessoa alguma.
Um vento fortíssimo despedaçou as velas do frágil barquinho que dificilmente se sustentava no mar encrespado.
O castor tem a cabeça quase quadrada, as orelhas curtas, os olhos pequenos, os dentes pontudos e afiados.
Antônio contemplava o céu aveludado enquanto Isabel, encostada em uma palmeira, olhava a correnteza do rio murmurando uma trova.
O grande conquistador Alexandre teve por fiel companheiro de suas gloriosas guerras o cavalo Bucéfalo que pereceu na última campanha.
Vi um pobre homem, vergado pelo peso da idade, coberto de andrágios e apoiado sobre uma muleta, arrastar-se ao longo do muro do palácio.
A velha comeu alguns bagos do cacho de uvas que o neto lhe escolheu e pôs nas mãos, bebeu um trago de vinho e ficou quieta.
A noite se aproxima, os animais domésticos recolhem-se aos seus estábulos, os pássaros voam para seus ninhos, os homens cessam seus trabalhos e o silêncio reina na natureza.
Os sábios deram ao leão o título de rei dos animais, que ele justifica por sua grande beleza, aspecto temível, força imensa e coragem superior a todos os outros animais.
A caça era outrora uma das diversões prediletas dos fidalgos, guerreiros e damas, comprazam-se em perseguir pelas matas os rápidos veados e as trombetas e buzinas celebravam a morte do pacífico animal.